quarta-feira, 12 de maio de 2010

É justo a TV Brasileira abrir mão da nossa cultura?


Foi o que me perguntei ao ler este post do Blog TV X TV. É correto que canais de TV brasileiros, que usam uma concessão cedida pelo Estado, usarem e abusarem de enlatados norte-americanos em nome da audiência?


Afinal, não é raro vermos por aqui notícias do SBT e Record disputando audiência com seriados que passam na Warner. Tudo começou com Silvio Santos, e o sucesso de Sobrenatural, claro, mas a Record copiou com força por meio de CSI. A Band já transmitiu Taken e agora Band of Brothers a partir deste mês e outras séries transmitidas em horário nobre durante todos os dias da semana.

Independentemente da qualidade das séries compradas e que serão exibidas pela emissora, o fato incontestável é que esse modelo de fazer televisão virou vício no Brasil e cresce, não como uma árvore saudável e pronta para dar frutos, mas como uma praga que vem para destruir toda a plantação.

Por plantação entenda: produções nacionais. E antes que você diga que novela é um saco, lembre-se de grandes séries brasileiras como: a fodona Força-Tarefa, >, A Justiceira, Cilada, O Sítio do Pica-Pau Amarelo e tantas outras.

Por mais que gostemos de ver nossas séries norte-americanas favoritas no horário nobre e ao alcance de qualquer um sem computador, é bom lembrar que essas exibições ocupam um espaço que deveria ser destinado a produções nacionais, que geram empregos e capital cultural ao país.

Se apenas a Globo, responsável por todas as séries que citei acima, investir nesse filão, nunca veremos o Brasil ocupar um lugar de destaque na teledramaturgia além das novelas. Será que é essa a única cultura que queremos que a nossa TV produza? Não temos cultura pra criar e exportar?

É bom ressaltar: eu não quero protecionismo cultural. Não desejo que um programa seja transmitido só pela sua nacionalidade. Quero que produtoras brasileiras, que fazem trabalhos ótimos, como Mandrake, Cidade dos Homens e afins, tenham MAIS espaço na programação nacional. Só um canal é muito pouco.

Uma dado interessante é o formato que essas séries ganham no Brasil, pelo povo ser acostumado a novelas diárias, esses produtos feitos para serem exibidos semanlmente no original, são exibidas todos os dias, e logo terminam seus episódios inéditos.

Será que vale a pena abrir mão do nosso futuro cultural na telinha por esses pontos de audiência?

Eu acho que não. Se esses canais não têm competência para exibir bons programas nacionais que atraiam audiência no horário nobre, então que abram mão de suas concessões para quem quer fazer TV de qualidade ao invés de só comprar o pacotão de séries do ano. Os enlatados podem ser transmitidos em horários mais alternativos, adequado para atrair nichos.

E vocês, o que acham?

Um comentário:

  1. deixando o patriotismo ridiculo de lado, o autor deve ter esquecido o quanto o brasil exporta suas novelas e nem sabemos em que horario ela são passadas no exterior, é trocar produtos de qualidade por novelas que diga-se de passagem pra mim, é porcaria nacional não serva pra nada a não ser pra mostrar o quanto são "gostosas" e voluveis as mulheres brasileiras, que os probres do brasil não moram na lama e tem carros, que seus filhos frequentam uma faculdade, isso sem contar com a apoligia au crime e varias outras motivações ocultas em seus temas que agem como facas de dois gumes, não sejamos hipocritas ao falar da programação da TV brasileira quando importa seriados, pois são as unicas coisas boas para se ver, sejam um terror água com açucar, ou criminalistica que pra mim tambem é outra faca de dois gumes par ser passado em horario nobre, o autor fallou em bom progamas nacionais no ultimo paragrafo, mas não citou nenhum, por que?
    desde quando pânico na tv, programa du gugu, fastão, eliana, casseta e planeta, hebe camargo, zorra total, raul gil, calderão do huck, e etc. são bons programas de tv? o que o autor chama horario alternativo? se a gente que assiste tv ja não tem alternativa, a não ser assistir as novelas diarias e os telejornais que repetem a mesma notícia por tres dias seguidos em todos os horarios, será que não acontece nada no Brasil a não ser morte, roubo, traficantese e futebol?
    temos arte nas ruas, projetos educacionais nas escolas com verbas do governos, que não funcionam por falta de material e de merenda, por que não passa em horario nobre um programa policial ensinando aos menores a a fasatar-se das drogas, por que a policia não faz palestras nas escolas e nem na tv nacional, tem muita porcaria na tv, e o que escapa pra se assistir e justamente o seriados internacionais, amigo editor vamos deixar de ser hipocritas e escrever o que é real não reclame do que vc não gosta só por que vc não gosta ou por que não tem oque escrever.

    ResponderExcluir