segunda-feira, 31 de maio de 2010

A IMPORTÂNCIA DO PONTO DE VENDA

Por CARLOS EDUARDO

A IMPORTÂNCIA DO PONTO DE VENDA


Carlos Eduardo da Costa
costace@terra.com.br

21/11/08

RESUMO

O presente trabalho vem mostrar a importância de se desenvolver ações no Ponto de Venda (PDV). Esclarecer as diferenças de promoção e merchandising no PDV. Explicar que as ações de marketing devem ser elaboradas em conjunto e que cada vez mais, é importante investir nas ações de promoção e merchandising no PDV.

Palavra-chave: Promoção; Merchandising; Consumidor.


1 INTRODUÇÃO

Dentro do marketing a ação que mais se aproxima do consumidor é a ação realizada diretamente no PDV (Ponto de Venda). Incalculáveis são as variáveis a serem estudadas e analisadas pelas empresas, buscando da melhor forma possível a informação sobre o desejo de compra do consumidor final. Afinal, as pesquisas mostram que cerca de 85% das compras são realizadas dentro das lojas, ou seja diretamente do PDV. Desta maneira, o PDV se torna uma forte mídia, ocupando lugar estratégico na formação e na manutenção de uma marca.


2 PONTO DE VENDA

Para Mello (2008), há pouco tempo atrás, a grande exposição de informação para o consumidor através de jornal, outdoor, TV ou até mesmo a internet, fazia muito efeito na decisão de compra. Hoje com o tempo cada vez mais curto, o consumidor deixou de prestar atenção em venhas mídias, e o PDV se tornou cada vez mais importante, pois é exatamente lá onde ele decide o que vai comprar. De certa forma o PDV se tornou uma mídia e merece toda a atenção das empresas, no desenvolvimento de peças publicitárias e de material de propaganda.

De acordo com Cabrino (2008), todas essas mudanças de habito do consumidor final têm levado as empresas a aumentarem seus investimentos em Promoção e Merchandising no PDV. Pois é fundamental garantir que as ações de Marketing realizadas em jornal, TV, rádio, internet, outdoors, juntamente com preço competitivo, qualidade e boa distribuição, sejam concretizadas em vendas no PDV.


3 PROMOÇÃO DE PONTO DE VENDA

Para Las Casas (1993), o papel da promoção de vendas é bastante diversificado. As empresas devem contar com essa ferramenta para completar as ações de Marketing. Portanto, ela serve de apoio para as demais ferramentas e deve estar dentro do padrão estabelecido no plano de marketing da empresa. Existem diversas formas de promoção como as Exposições e Feiras, Amostras, Prêmios e Vales Brindes, Cupons, Concursos e Jogos e também desfiles de moda, Shows e outros.

Para Sebrae (2008), o objetivo das promoções é ampliar o volume de vendas de uma empresa. E geralmente é utilizada em situações como para introduzir um novo produto no mercado, ou quando se deseja ampliar a demanda de um produto. Também é utilizada para renovar ou identificar a imagem da marca do produto e provocar o interesse do consumidor por produtos com baixa rotação.




4 MERCHANDISING EM PONTO DE VENDA




Para Blessa (2008), “merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no PDV que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviço”. Ela faz parte do conjunto e ações do marketing destinado a promover marcas e produtos. Também é responsável pela apresentação em lojas e supermercados, criando um espaço para uma melhor visibilidade (vide IMAGEM 1).

Para Las Casas (1993), merchandising é uma operação de planejamento para se pôr no mercado o produto certo no tempo e em quantidades certas, proporcionando um visual adequado e uma exposição correta. Do inglês, merchandising, significa “ação na mercadoria”, que engloba todos os conceitos mercadológicos (4 P´s) e não somente o produto em si.

De acordo com Dias (2008), as ações de merchandising no PDV servem para dar vida para o produto, destaca-lo entre os demais e tornar a venda atraente. A exposição de cartazes, anúncios e embalagens do produto pela loja estimula e desperta o interesse do consumidor pelo produto, finalizando em uma compra.


5 PDV’S VIRTUAIS

Para Cabrino (2008), o e-business atua em três áreas – serviços oferecidos aos clientes, o comércio e a colaboração empresarial. As lojas virtuais não precisam ser chamativas, mas necessitam de uma ótima funcionalidade e que alcancem os desejos de cada um dos clientes. Isso acaba trazendo ações fortes e bem estruturadas, pois a rede é muito variada e contêm muitos usuários.


6 CONCLUSÃO

As ações realizadas no PDV estão cada vez mais freqüentes e inovadoras. Em quase todos os supermercados podemos observar algum tipo de ação. Porém as devem estar muito bem estruturadas para a realização dessas ações. Disponibilizar 0800 para as equipes de promoção, manter promoters de reservas, para eventualidades, fornecer treinamento e material suficiente, são indispensáveis para uma excelente ação de promoção/merchandising. Os gestores de marketing devem analisar relatórios e acompanhar de perto os resultados obtidos para assim poderem alterar ou incrementar suas ações.


7 REFERÊNCIAS

MELLO, Bruno. Merchandising como ferramenta estratégica. Disponível em: . Acesso em: 17 nov 2008.

BLESSA, Regina. O que é merchandising? Disponível em: <>. Aceso em: 18 nov 2008.

CABRINO, Thiago. Aexcelencia: O ponto de venda. Disponível em:< storyid="1022">. Acesso em 12 nov 2008.

DIAS, M. Albino. A força do Ponto de Venda. Disponível em: < offset="4">. Acesso em: 15 nov 2008.

SEBRAE. Promoção no Ponto de Vendas. Disponível em: <>. Acesso em 13 nov 2008-11-21

LAS CASAS, A.L. Marketing – Conceito, Exercícios e Casos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1993.

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