quinta-feira, 20 de maio de 2010

Brightest Day alavanca vendas da DC Comics entre as HQs mais vendidas nos EUA em abril


A primeira edição - na verdade, número 0 - da maxissérie quinzenal Brightest Day foi a HQ mais pedida à distribuidora Diamond Comics nos EUA em abril. A DC Comics ainda conseguiu as quatro primeiras posições do Top 10 do mês, segundo dados do site ICV2.

O resultado foi tão bom para a DC, segundo as análises, porque a Marvel atrasou a conclusão da minissérie Siege, seu evento do ano, para maio. Restaram apenas edições relacionadas e outras séries de sucesso - como Ultimate Comics Avengers - para defender metade do top 10 para a editora.

A Marvel se recuperou, porém, com o primeiro lugar de Kick-Ass nas coletâneas e graphic novels - pelo segundo mês consecutivo. A edição em capa dura vendeu quase o dobro do segundo colocado, a primeira coleção da série Batman & Robin de Grant Morrison.

No final das contas, deu Marvel, com 45,02% do mercado em unidades vendidas, contra 32,69% da DC. Mas a diferença entre as duas vem diminuindo: em termos de lucros, a distância que já chegou a 15% reduziu-se a menos de 10% - a Marvel ficou com 39,35% este mês, contra 30,39% da DC.

Voltando às coletâneas e graphic novels, o mês foi bastante positivo: 24% de aumento nas vendas em relação ao mesmo período no ano passado. A estreia do filme Kick-Ass - Quebrando Tudo teve um grande efeito. Importante ver que o volume 1 de Scott Pilgrim também ressurgiu na lista (foi lançado em 2004), já em preparação para o filme, que teve o seu primeiro trailer divulgado no final de março.

Enquanto isso...

Mercado dos EUA começa a sinalizar desinteresse pelos quadrinhos japoneses


Dan DiDio e Jim Lee, os dois publishers da DC Comics, anunciaram esta semana que a linha CMX vai terminar em junho. A linha dedicada a mangás existia desde 2004, publicando não só material japonês, mas também coreano e alguns mangás de produção original nos EUA.

O único título que continuará na DC é Megatokyo, produzido pelo estadunidense Fred Gallagher.

A decisão parece ter sido tomada às pressas, pois a CMX tinha lançamentos previstos pelo menos até setembro. Entre as séries de sucesso da linha estavam Emma (mangá sobre a Inglaterra vitoriana), Musashi, Tenjho Tenge e Two Flowers for the Dragon.

A notícia também chega num momento em que o mercado de mangás começa a decair nos EUA. Lee e DiDio inclusive mencionam "as dificuldades pelas quais os mangás vêm passando no mercado dos EUA" em seu comunicado sobre o fechamento da CMX.

Segundo relatório do site ICV2, as vendas da categoria caíram de US$ 210 milhões em 2007 para US$ 140 milhões em 2009. Recentemente a principal editora de mangás do país, a Viz, demitiu 40% de seus empregados. A febre pelo quadrinho japonês parece estar decaindo, pelo menos nos Estados Unidos.

Mundando de assunto, mas não totalmente...

A Marvel liberou uma bela imagem para a divulgação das edições #640 e 641 de Amazing Spider Man.

Nenhum comentário:

Postar um comentário