terça-feira, 18 de maio de 2010

Merchandising x Marketing x Promoção de vendas: Voce sabe diferenciar cada um ?

Por Caio Camargo

Vamos tratar de conceitos.

Você sabe onde se distingue os papéis de marketing, merchandising e promoção de vendas dentro de uma loja ?
As empresas tratam estes conceitos de formas completamente diferentes: algumas dão poder e autonomia para um departamento próprio de merchandising, algumas apenas incorporam o merchandising dentro dos trabalhos de marketing.

A principal diferença está em relação ao cliente. De uma maneira mais fácil de se compreender, podemos dizer que quando falamos de merchandising:

Merchandising são técnicas, ações ou materiais no ponto de venda, de forma a motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores, ou seja é o departamento responsável pelo clientes que já estão em sua loja.

Já quando falamos de marketing estamos falando principalmente de processos de planejamento, execução, preço, comunicação e distribuição, ou seja, é o departamento responsável por trazer seus clientes até a loja.

Se marketing e suas ferramentas, como a campanha ou o tablóide, traz um cliente à sua loja, são as ações de merchandising, como as pilhas e a precificação que irão converter essa oportunidade em um momento de compra.

Uma das maneiras mais fáceis de diferenciar estes conceitos e que gosto de utilizar em minhas palestras é que quando falamos de marketing, estamos falando de ações da porta da loja para fora, enquanto quando falamos de merchandising, estamos falando de ações da porta da loja para dentro. É um conceito interessante e muito fácil de passar à equipe de loja.

Mas e quando falamos de promoção de vendas ? Alguns segmentos de varejo, como o ramo de materiais de contrução tem por hábito confundir os termos de promoção de vendas, com o do merchandiser. Quando dizemos promoção, estamos agregando um caráter temporário à ação, afinal, nao existe promoção durante a vida inteira, do contrário, nao seria promoção, seria uma qualidade, um diferencial da empresa/ produto.

Alguns equipamentos de promoção, como os displays, tem caráter de tempo nao definido. Eles expõe melhor, vendem melhor, mas nao fazer parte de uma promoção.

Alguma dúvida sobre o assunto ? Visite meu blog, deixe um comentário e vou procurar responder da melhor maneira possivel.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com
Twitter: www.twitter.com/falandodevarejo

Um comentário:

  1. Boa tarde,
    Uma boa dica para quem está iniciando na área de marketing ? Perspectivas futuras?
    Grato pela atenção.
    Aguardo contato.

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