quinta-feira, 13 de maio de 2010

Batman na Publicidade


Em maio de 1939, Bob Kane criava um personagem diferente para a revista Detective Comics #27 (Maio 1939), mais sombrio, inspirado nos heróis da literatura pulp, que viria para ser o segundo ícone da DC Comics e consequentemente dos quadrinhos mundiais.

Batman faz 71 anos em 2010 e para homenágea-lo vamos falar um pouco da sua trajetória no mundo da Publicidade.

Quando aparecem celebridades nos comerciais quase sempre seu papel é testemunharem a favor do produto. Com frequência, a celebridade não só diz por que usa o produto, mas também sinaliza que se quisermos ser como ela, deveremos usar aquele produto.

O que os atores procuram, é transferir para o produto a confiança que temos em seus personagens, agora imagine se você estiver recebendo essa mensagem do super-herói íntegro e infalível, ou melhor, de uma marca multimídia conhecida em todo o mundo que atende pelo nome de Batman?

É comum ver na publicidade norte-americana trabalhos impressos e de vídeo com os personagens de quadrinhos, mas existem algumas peças no Brasil, como a campanha interna da Cuidar Home Care em 2008.

Mas, por ser quase infindável o número de peças impressas estreladas pelo Cavaleiro das Trevas, vamos citar apenas comerciais para TV, em que ele foi a estrela, tirando as produções em que era vendido um produto da "marca Batman" (bonés, brinquedos, cereais, tênis, filmes, etc.), aqui lembraremos comerciais, em que Batman anunciou algum produto de terceiros.


O primeiro foi na década de 80, totalmente baseado na imagem do seriado dos anos 60, a Dupla Dinâmica troca o batmóvel por um carro Metro, numa caçada ao Pinguim.



Em 1986, ainda com a estética da série, os heróis vão até um loja Zayre fazer umas comprinhas.



Já a versão animada para propaganda, veio em uma série de quatro comerciais para Zellers (loja de brinquedos), lá no longínquo ano de 1987. Cada um com um vilão clássico diferente (Coringa, Charada, Pinguim, e Mulher-Gato).


Na onda da batmania provocada pelo filme de 1989, Alfred aparece se deliciando com uma gelada Diet Coke, enquanto vemos cenas do seu patrão nas ruas escuras de Gotham.



Já para receber Batman - O Retorno, em 1992, é o próprio Homem-Morcego que pára o batmóvel numa máquina de refrigerantes para pegar a sua Diet Coke.

Quase uma década depois, o herói voltaria a estrelar uma campanha publicitária, e em grande estilo.

Sem dúvida a melhor produção foi a campanha da empresa OnStar em 2001, com a presença de Batman em quatro episódios.

Os comerciais fizeram tanto sucesso, que o ator que viveu o Cavaleiro das Trevas, Bruce Thomas, o fez novamente num episódio da série norte-americana Birds of Prey (Mulher-Gato no Brasil) da Warner bros.

Durante quatro peças vemos o morcego caçar o Coringa, ser alvo do Pinguim, ao desmacar um encontro com Vicky Vale, derrotar o Charada, e receber dicas do Alfred (vivido por Michael Gouch - o mesmo da cine-série dos anos 90) na batcaverna.


Batman ainda apareceria num comercial produzido na Argentina para Acura em 2006.


Em 2006, uma loja de conveniência do México, El Palacio de Hierro, fez um comercial com três personagens femininas da DC Comics; Batgirl, Mulher-Gato e Mulher-Maravilha, por acaso, as três já namoraram o morcegão.


Finalizando, ele seria um dos heróis lembrados na Campanha do Agasalho de 2008, no Brasil.



Agora vocês ficam com uma compilação de todas as peças da ótima campanha da On Star de 2001.

2 comentários: