terça-feira, 25 de maio de 2010

Luz dura e luz difusa

Vamos conversar sobre Luz. Ela pode vir de um flash, mas também pode vir do sol, de uma lanterna, de uma janela… tudo isso é luz, e tudo isso não só pode como vai influenciar o resultado das nossas fotos.
Luz vs Sombra

A primeira coisa a notar é que existem luzes duras e luzes difusas. Quando falamos isso na realidade estamos falando das sombras:
Sombras duras – nelas conseguimos ver bem o contorno da sombra. A diferença entre sombra e luz é fácil de traçar. Um exemplo abaixo:



exemplo-luz-dura

Sombras difusas – mal vemos a diferença entre luz e sombra. Mas lembre-se que essa diferença ainda existe ou não perceberíamos o objeto como algo tridimensional. A diferença entre sombra e luz só está tão suave que mal notamos.



exemplo-luz-difusa


Qual é melhor?

Uma resposta que você já deve saber mas nunca é demais frisar: nenhuma luz é “melhor” por si só. Cada uma deve ser usada em uma situação dependendo do resultado que você procura:

No geral usamos luzes duras para um efeito de força e drama, enquanto luzes difusas são usadas a favor da delicadeza e suavidade.

Existe um mito que diz que as luzes duras mostram todos os defeitinhos em retratados por isso o ideal é usar só luz difusa. Isso não poderia ser menos verdadeiro! As chances de mostrar ruguinhas e outros detalhes indesejáveis com a luz dura são bem maiores do que com a luz difusa (que é garantia de uma pele de porcelana pois joga luz em todos os defeitinhos escondendo-os.) Mas com cuidado conseguimos esconder os defeitos e mostrar as qualidades mesmo com luz bem dura.



Como “criar” luzes duras e difusas?

O que influencia a forma que essas luzes e sombras se definem? Como podemos controlar isso? A resposta é simples:

O que define se uma luz irá ser dura ou difusa é o Tamanho Aparente da fonte de Luz.

Calma, é uma definição longa mas é super simples de entender: quanto maior for a fonte de luz, mais difusa será sua sombra. Quanto menor ela for, mais dura ficará a sombra. Mas aí você me pergunta: mas todas as luzes dos fotógrafos têm praticamente o mesmo tamanho! O sol também está sempre no mesmo lugar… como conseguimos tanta variação? O segredo está na palavra aparente!

Conseguimos tantas opções porque podemos colocar a luz mais próxima ou mais afastada do assunto (quanto mais longe menor a luz vai parecer ser), porque em comparação ao tamanho do objeto a ser fotografado a mesma luz pode parecer maior ou menor (em relação a um objeto bem pequeno um strobe próximo parecerá enorme!), porque podemos colocar um difusor de dois metros na frente da luz (fazendo com que ela se espalhe e um pequeno strobe pareça ser daquele tamanhão – quanto maior o difusor maior vai parecer a luz!)

É por causa do aparente que a luz do sol, mesmo ele sendo enorme na realidade, é considerada uma luz bem pequena, justamente por estar tão longe (dá para notar como daqui ele parece só uma lâmpada bem forte no céu, de tão pequeno, né?)


Por isso usamos tantos modificadores de luz (difusores, rebatedores, sombrinhas, hazys, etc): assim transformamos luzes que são sempre do mesmo tamanho em fontes bem mais variadas de efeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário