quinta-feira, 6 de maio de 2010

Nerds não veem TV, mas amam o Torrent?


A baixa audiência de algumas séries de ficção científica nos EUA pode ser preocupante para os nerds que curtem a onda de (ótimos) seriados. V e FlashForward não tem dado o retorno esperado. Há algumas semanas, a notícia preocupou espectadores e produtores...

Com baixíssimos percentuais de audiência, as séries V e FlashForward começaram a ser ameaçadas pelo fantasma do cancelamento (FlashForward deve rodar mesmo). A situação piora porque a última temporada de Lost também não vem atraindo muita atenção e até mesmo Fringe andou patinando. Sinais de desgaste do gênero de ficção científica/drama?

Duvido.

A verdade é que o público-alvo dessas séries é composto por pessoas cada vez mais integradas ao mundo digital. E nessa cultura assistir TV é perda de tempo para boa parte dos nerds, já que o computador centraliza todas as atividades. Séries de sucesso e com potencial de se tornarem clássicas vão acabar cedo simplesmente porque os produtores não encontram uma maneira de capitalizar o número de downloads como fizeram com pontos de audiência.

Por outro lado, uma pesquisa divulgada em março demonstrou um aumento de 35% de espectadores de TV que usam a internet ao mesmo tempo que veem seu programa favorito. O que faz a gente pensar se pontos de audiência não deveriam estar relacionados a número de tweets no search.twitter, por exemplo. O futuro vai ser usar a convergência dessas mídias e não apenas insistir em um único canal. A internet não vai matar nada, nem mesmo o papel, mas vai ganhar cada vez mais relevância na formação de consumidores.

Outras alternativas? Sites que disponibilizem os capítulos DE GRAÇA, mas com propaganda; aumento da taxa de merchandising (cotem pelo número de usuários e não pelo de espectadores) e ousadia. Muita ousadia.

Vamos começar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário