quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Publicidade Digital


Por Leandro Molino

Sabemos que a mídia é a maior parte do orçamento do anunciante, então é essencial que seja muito bem planejado os meios de comunicação da campanha. Com os
avanços tecnológicos a Internet tem sido bastante eficiente para a publicidade.

Um estudo contratado pela AOL (América Online), visando detectar a eficiência dos banners indicou que 40% dos entrevistados (amostra de 3.600 assinantes) lembravam-se de pelo menos um banner acessado na última semana. A mesma pesquisa revelou que 6% dos assinantes entrevistados que fizeram algum tipo de compra no último mês, decidiram pela empresa após visitarem algum site acessado por banner.

Ao contrário do que muitos pensam, não é caro anunciar na rede. A Internet nos permite direcionar nossas ações de acordo com o perfil dos visitantes de cada um dos sites, as chances de acertar se tornar muito maior. A publicidade sempre que possível deve fazer parte da informação que os utilizadores procuram, ou seja, deverá ser colocada em sites visitados pelo público-alvo da empresa ou produto.

A relação custo/benefício de um banner é avaliada na base do seu custo por mil (CPM). O CPM é muito utilizado para induzir o anunciante a comprar mídia, mais isso depende muito do site anunciado. O que ocorre é que o perfil do público de cada site é diferente, e possui graus de segmentação variados. Quanto mais segmentado for o site, maior a chance de haver mais identificação entre o público alvo e o produto oferecido, consequentemente, maior a expectativa de retorno e maior deve ser o custo. Aqui no Brasil os grandes sites e portais têm um custo mínimo, que giram ao redor de R$ 2 mil reais, o que os torna inviáveis para a maioria dos pequenos anunciantes. Mais alguns comerciantes de banner desenvolveram um método que medi a quantidade de vezes que alguém dá um click no banner. Esse interessante conceito é chamado de “número de impressões”, o click só é computado quando todos os elementos da página são descarregados por completo.

O sucesso de um anúncio na web depende da dimensão e do local onde serão inseridos, banners muito pequenos tendem a ser ignorado. O Anúncio deve chamar atenção de imediato. O melhor é coloca-lo no topo da página, pois é a primeira informação que visitante recebe. Assim como acontece nos jornais e revistas, criou-se uma padronização do tamanho dos banners. Os padrões são medidos em pixels sendo três os mais utilizados

Banner grandes, de largura inteira: 468 x 60 pixels
Banner médios, meia largura: 234 x 60 pixels
Banner minebanner: 88 x 31 pixels

Alguns sites limitam o tamanho do arquivo, geralmente esse valor varia de 7 a 10 kilobytes, sendo assim, não é sendo possível colocar banners animados, esse que chamam muito atenção dos visitantes.

Por essas razões, é fundamental uma escolha criteriosa dos sites que serão alvos da publicidade a fim maximizar os investimentos e potencializar os
resultados, atraindo assim, mais e mais consumidores.

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