segunda-feira, 12 de abril de 2010

Publicidade no cinema

Vamos falar do filme do Capitão América, não estamos falando daquela fita que rolava nas locadoras nos anos 90 com o desconhecido Matt Salinger e muito menos do futuro The First Avenger: Captain America, com o canastrão Chris Evans, e sim de uma bomba maior ainda!

Em 1979 foi lançado para TV o primeiro filme sobre o Capitão América.

Por que esse filme está sendo lembrado aqui? Afinal, o personagem é um soldado da Segunda Guerra, bláblá-blá...

Não pra quem escreveu o roteiro, aqui, Steve Rogers era um anabolizado desenhista publicitário que gostava de rodar por aí em seu furgão descolado, até que um dia sofre um atentado por parte de uns terroristas que estavam atrás dos segredos de seu falecido pai. À beira da morte, ele recebe uma injeção (quem dera o SUS fosse assim...) de um soro supersecreto chamado FLAG (Bandeira em inglês. Justiça poética?) e adquire força e agilidade sobre-humanas! Pois então o governo se manifesta e revela o porquê do ataque dos terroristas. O pai de Steve era nada mais, nada menos que: o Capitão América! Tenebroso! Nada haver com os quadrinhos! Não se desespere amigo leitor, o pior (ou melhor dependendo do ponto de vista) ainda está por vir.

Agora que Steve estava fortinho, nada mais natural que assumisse o manto de papai e partisse pra briga com seus algozes. Que por sinal estavam contrabandeando umas arminhas nucleares. E o governo norte-americano, bonzinho como ele só, reforma o furgão do novo Capitão conferindo-lhe uma maravilhosa parede retrátil (milagre do design e do aproveitamento de espaço) onde, milagrosamente se escondia uma supermotoca (ecos de um seriado para cinema do personagem nos anos 40) naturalmente camuflada com as discretas cores da bandeira norte-americana. O mais maravilhoso nisso tudo é que o nosso herói saía para combate saltando com a moto, de dentro do furgão no maior estardalhaço, em meio a uma maravilhosa nuvem de gelo seco. O pior é que ele sempre deixava as portas traseiras do furgão abertas. É compreensível, porém, que ninguém tenha roubado seu carango. Afinal, ninguém prestava mesmo atenção no escândalo que era sua arrancada para a glória...

Pelo menos dessa vez, ele tinha seu fiel escudo a disposição. Só era difícil engolir que aquele pedaço de plástico transparente fosse mesmo à prova de balas. Sem falar que era preso à frente da moto para impedir que o galante patriota fosse baleado por algum malfeitor. Céus, mas por que ninguém atirava nos pneus?

O melhor mesmo, no entanto, era o visual do fulano. O talentoso Rogers fez questão de desenhar ele mesmo uma roupa que honrasse seu famoso genitor. O resultado foi um glorioso colante em que as tiras branco e vermelhas eram iguais a suspensórios e a máscara nada mais era que um capacete azul de motoqueiro com asas gigantescas pintadas nas laterais. Um luxo só. Todavia, na cena final do filme, o aventureiro ganha um uniforme mais decente, igualzinho ao das HQs. O que deixa uma pergunta no ar: Pra que a fantasia diferente que usou o filme todo?

Mas a alegria (e a teimosia) não tem fim. No mesmo ano, fizeram Captain América II - Death too soon.

Captain América (TV Movie)

Elenco:
Reb Brown: Captão America / Steve Rogers

Nenhum comentário:

Postar um comentário