sexta-feira, 16 de abril de 2010

Intervenções em Cartazes


Foto feita pelo artista Alexandre Vogler em intervenção em pôster da "Playboy" da Fani feita nas ruas do Rio

Três obras do artista carioca Alexandre Vogler, 36, baseadas em imagens de divulgação da "Playboy" da ex-BBB Fani Pacheco foram retiradas na exposição "A Cidade do Homem Nu", no MAM-SP, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, que é inaugurada nesta quinta-feira.

O artista disse que foi convidado para participar da mostra e escolheu, ao lado do curador Inti Guerrero, três obras. O departamento jurídico do museu, no entanto, disse que a ex-BBB não autorizava a exibição de sua imagem e Vogler teve que abandonar a exposição.

Em 2007, Vogler realizou no MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Niterói uma atividade em que as pessoas faziam intervenções nos pôsteres. "Havia muitos cartazes pelas ruas do Rio [na época em que a revista foi lançada] e fiquei interessado com as intervenções das pessoas, que rasgavam e rabiscavam."





"Reimprimi os cartazes e as pessoas podiam fazer todo tipo de intervenção, assim como na rua", explica Vogler. O trabalho foi batizado de "Fani Dark".

Três anos depois, ele escolheu três desses pôsteres para expor no MAM.

Vogler defende que o trabalho que propôs ao MAM não difere do que havia nas ruas e que, portanto, não necessitaria de autorização. "Eles passam a integrar a nossa paisagem, é mais uma publicidade. O que proponho não é diferente do que já tinha sido feito na cidade."

"Queria ver se isso [as intervenções do público] poderia ser tomado como procedimento de pintura. E a ideia era levar para um museu."

O departamento jurídico do museu informou por nota que "deixou de incluir a obra". "O fundamento disso foi a não obtenção de autorização para uso de imagens mostradas na obra. Obter tal autorização é necessário segundo normas relativas ao direito de imagem constantes da Constituição Federal Brasileira."

Nenhum comentário:

Postar um comentário