terça-feira, 27 de abril de 2010

Força-Tarefa - Melhor do que você Imagina


Eu tive um grata surpresa ao ver o seriado Força-Tarefa na Globo. É sem dúvida a melhor produção da TV brasileira nos últimos anos, e com certeza, a melhor de voltada para ação que a Globo já produziu.

E mostra uma grande evolução da emissora desde o seriado A Justiceira (com Malu Mader nos anos 90).

A história é o seguinte:

O dia-a-dia de uma equipe de policiais que tem como tarefa primordial a investigação dos desvios de conduta da própria instituição é o tema central de Força-Tarefa, série que a Rede Globo estreia no dia 16 de abril, logo após a exibição de A Grande Família. Escrita por Fernando Bonassi e Marçal Aquino, com direção geral de José Alvarenga Jr. e direção de Mário Márcio Bandarra, a série traz um time de sete policiais que utilizam a inteligência acima da força para desvendar crimes cometidos por aqueles que um dia juraram fazer cumprir as leis.

Operando em uma realidade complexa, onde muitos não temem a lei, o grupo chefiado pelo Coronel Caetano (Milton Gonçalves) se dedica ao processamento de informações, à coleta de provas e à infiltração de agentes para a prisão dos criminosos.
Nesta equipe, o Tenente Wilson (Murilo Benício) é o mais inflexível quando a lei é descumprida e segue à risca seus rígidos princípios de justiça também em casa, gerando diversos conflitos com a namorada Jaqueline (Fabíula Nascimento).
Murilo Benício está muito bem no papel principal, ele é um ator de talento (que não é explorado em novelas), você vê que o cara não quer ser um Brad Pitt, nem o cacoete de algum ator americano (como normalmente acontece nessas produções), e também possui um carisma natural, que prende a atenção.

Eu ouvi o tal de Leão Lobo dizer que Força-Tarefa é uma cópia da Lei e o Crime da Record, é um pensamento bem pequeno, não?
Só por que as duas séries tratam de temas policias são cópias? Não é melhor ter uma pluralidade para o expectador deste segmento? Ou será que só merecemos ver novelas e mais novelas?

Então, o Leão Lobo é uma cópia do Nelson Rubens e Clodovil? Ou seja; uma critica sem fundamentos.

Eu, particularmente, prefiro Força-Tarefa à Lei e o Crime por dois motivos;
Primeiro, acho Força-Tarefa menos influenciado por Tropa de Elite, a saga do Tenente Wilson não se passa em favelas e coisa e tal, como a do Capitão Nascimento, e também não tem o Ângelo Paes Leme com sua voz de desenho animado da Disney.

Completando o elenco, temos, na maioria, atoras não conhecidos pelo grande público, o que parece combinar com o estilo desse tipo de programa (conforme vimos em Cidade dos Homens, e no próprio Tropa e Cidade de Deus), realmente esses “atores de plástico” das novelas, só combinam nelas mesmo.

A aparência “humana” dos personagens é um fator bacana, que tem influencia dessas produções que citei. Por exemplo, o par romântico do Wilson, Jaqueline não é uma super modelo ou uma Juliana Paes, mas uma mulher atraente na sua beleza comum, o que dá mais veracidade à trama.

Na verdade, eu tive mais empatia à Força-Tarefa do que à 9MM: São Paulo da Fox, que também é bom, mas que falta um personagem carismático.
Hoje, Força-Tarefa é a produção mais cara da TV brasileira, mas ainda não caiu da boca do povo e se garantiu na grade da emissora, uma pena, pois poderia ser o inicio de mais qualidade na TV.

O fim derradeiro de Força-Tarefa com certeza trará um novo reality show, Toma lá dá cá, ou qualquer besteira que inventarem.

Falta de qualidade não é, então, porque cargas d’água Força-Tarefa ainda não emplacou?

Provavelmente, pelo dia e horário. Assistir ao xaroposo Casseta e Planeta dá no saco de qualquer um. Eu mesmo ainda não assisti tantos episódios quanto gostaria por isso. Deveriam passar pra sexta.

E por ultimo, acho que o publico que curte esse tipo de programa não acredita que a Globo fez algo que preste.

Mas, pode ver tranquilo, Força-Tarefa é uma ótima diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário