domingo, 29 de agosto de 2010

Lembra do Ferrorama? Ele voltará graças aos seus fãs na internet.


No evento social media brasil que aconteceu no final de junho, houve a palestra do Bruno Tozzini (@tozzinida) da agência DM9ddb cujo título era “Da lisergia à prática”.

Eu particularmente achei a palestra extremamente interessante pois o Bruno conseguiu relacionar o uso de uma idéia tão abstrata como a da lisergia num case digital que ficou conhecido como o “Volta Ferrorama”.

A DM9ddb possuia como objetivo o re-lançamento do Ferrorama junto a Brinquedos Estrela mas com um grande desafio: gerar um enorme buzz na internet.
Como a ação “Volta Ferrorama” começou?

Acho que não existe alguém com mais de 30 anos que não se lembre desse brinquedo né ?

Volta Ferrorama

Partindo desse fato, a DM9ddb encontrou várias comunidades dentro de Orkut repletas de fãs do Ferrorama e lançou um desafio para alguns dos membros que pediam a “volta do Ferrorama”.

Se 10 fãs conseguissem percorrer os últimos 20 km do caminho de Santiago de Compostela, com um trenzinho do próprio Ferrorama sem parar em momento algum, à Estrela voltaria o Ferrorama ao mercado !



O detalhe é que eles precisavam recolocar os trilhos na frente do vagão rapidamente pois não havia uma quantidade de trilhos para “gordura”.

Dêem uma olhada no vídeo abaixo…foi realmente necessário muita força de vontade para cumprir o desafio.



Como funcionou a ação da “volta Ferrorama”?

Segundo o Bruno Tozzini, “…o motor da ação foram as mídias sociais e energia foi dissipada pelo conteúdo instantâneo gerando um grande boca a boca diariamente…”. A DM9 usou perfis no Orkut, twitter, youtube, facebook e Flickr para a “Volta Ferrorama” sendo que a centralização das informações era feita pelo site www.voltaferrorama.com.br



Segundo o post Volta Ferromada do Entre Sem Bater, a campanha foi transmitida via satélite pelo site e um GPS possibilitava que internautas acompanhassem o trajeto e participassem assistindo instantaneamente os vídeos, fotos ou pelo Twitter @voltaferrorama.

Ainda nesse site, há atualmente uma timeline bem legal com vários conteúdos relacionando alguns pontos importantes ao longo do trajeto e uma lista de compra para os interessados no Ferrorama.

É claro que a DM9ddb e os 10 fãs fizeram de tudo para garantir o sucesso da ação e o Ferrorama voltará ao mercado em agosto de 2010.

Segundo o post Estrela completa Desafio Volta Ferrorama da revista Próxxima, O termo #voltaferrorama alcançou duas vezes o Trend Topics Brasil no Twitter para o período de maior buzz da ação.

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