quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Festa do Cabide em Agência vai parar na Justiça

Empregados de agência são acusados de promover farra dentro da empresa

Rio - Uma suposta ‘festa do cabide’ deixou o dono de empresa de publicidade e cinco funcionários em pé de guerra no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Rio. Para fazer a farra, em que todos ficam nus e penduram suas roupas em um cabide — daí o nome —, foram convidadas garotas de fora da empresa. Indignado e com o objetivo de demiti-los por justa causa, o patrão alega na Justiça que a ‘bagunça’ foi realizada dentro das dependências da empresa e descoberta porque os empregados registraram o evento em vídeo e fotos digitais, armazenados no computador da agência.

No processo, que tramita na 70ª Vara do Trabalho, há pelo menos 20 fotos. Para que o HD — componente do computador que arquiva as imagens — seja periciado, o juiz Leonardo Dias Borges nomeou o perito Sydney de Mello. O laudo deverá ficar pronto em 30 dias — mas o prazo pode ser ampliado dependendo da avaliação do perito judicial. Uma das teses da defesa, por exemplo, é a de que as fotos foram montadas.

“Só após a perícia do material fotográfico, a Justiça saberá com exatidão o que aconteceu”, afirma Borges. Segundo ele, as imagens em vídeo foram analisadas pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), da Polícia Civil, mas não estavam nítidas para identificar os participantes da suposta festa de arromba.

De qualquer forma, na Justiça, patrão ou empregados poderão ser responsabilizados. Se for comprovado que houve a festa, os funcionários, além de demitidos, também poderão responder por danos morais. Caso contrário, o grupo poderá acusar o patrão por danos morais. Enquanto isso, para poupar a exposição dos acusados e do empresário, o juiz decretou segredo de justiça no processo.

A medida também é para impedir o fim de relacionamentos: parte do grupo é casada. “Nem a imagem da empresa nem a dos acusados podem ser abaladas”, analisa Borges. O juiz ainda não vê crime na suposta ação: “Eles estavam em sala fechada, mas, de qualquer maneira, é preciso aguardar o resultado do laudo”.

2 comentários:

  1. Com certeza devem ser punidos, não sei bem o nivel de "punimento" mas é necessário!Creio que faltou no meomento da realização da festa, um pouco de "controle",profissionalismo eu diria.Existe já algum veredicto?

    ResponderExcluir