sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Você quer legendas, anunciantes querem dublagem. Quem ganha?


Alguns anos atrás a Fox simplesmente dublou a série 24 Horas sem ligar para seus espectadores. Infelizmente, o dinheiro manda mais do que quem assiste. Ou não?

De acordo com o Licensing Brasil, as empresas que anunciam costumam sempre preferir produções dubladas ao invés das legendadas.

A informação veio através de uma pesquisa do Ibope Monitor de investimentos do mercado publicitário. O estudo demonstra que, entre os canais que mais faturaram no primeiro semestre de 2009, em comparação a 2008, estão todos que abriram mão das legendas. Só pra dar uma idéia: entre os canais do Telecine, o que mais lucrou foi justamente o Telecine Pipoca, que traz longas dublados.

Fica difícil brigar com o dinheiro. A verdade é que, embora o público que goste de legendas faça mais barulho na internet, talvez o que a maioria queira seja mesmo produções com vozes brasileiras. Melhor para os dubladores, pior para os nerds que perdem a chance de conferir mais vozes no original.

Antes de começar o #mimimi, não acredito que isso gere uma corrida para só termos canais dublados na TV a cabo. Existe coisas tão segmentadas que isso seria um tiro no pé. Só é bom lembrar para a Fox e os outros canais que mesmo que não sejamos maioria, somos uma parcela importante da audiência. E boa parte desse público sabe como buscar as versões com dublagem original desses programas. É uma queda de braço que não vai fazer bem pra ninguém...

Nenhum comentário:

Postar um comentário