segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A Onda Verde e Limpa


Fernando Gabeira, candidato derrotado nas eleições para prefeito, mostrou que é possível sim fazer uma campanha limpa e obter um excelente resultado, e não só isso, usou as mídias digitais para atingir seu eleitorado com uma campanha inovadora: mais simples, honesta, jovem e principalmente, mais limpa. Mais limpa em todos os sentidos. Não sujou a cidade e não sujou sua própria imagem com promessas e alianças perigosas.

A nova maneira de falar com o público também merece um grande destaque no meio de campanhas chatas, repetitivas e sem um pingo de criatividade. Ele aparecia na TV como uma pessoa do povo que entendia a necessidade de cada região de nossa cidade.

Gabeira, sem dúvida nenhuma, foi a grande surpresa dessas eleições. Ele explorou bem todas as novas possibilidades de comunicação pela TV e pela Internet. Além da página de campanha, manteve uma página pessoal com blog, notícias, fotos e vídeos atualizados.

A utilização da grande rede só foi possível porque o número de internautas vêm crescendo à cada dia, isso só estimulou outros candidatos a também criarem seus sites. Uma das diferenças da campanha pela prefeitura do Rio de Janeiro foi a utilização da internet, ao contrário das outras capitais o TRE fluminense autorizou o uso do orkut e de outros sites de relacionamento para as campanhas.

Em tempos de descrédito da população nos políticos, Gabeira soube convencer o público que uma política mais sincera e uma TV mais verde são possíveis. Soube aproveitar bem os novos recursos de comunicação da Internet como poucos criando aqui no Rio uma nova imagem para si e para a política local.

Além disso, o candidato utilizou o serviço Google Maps , um detalhado mapa com base em imagens de satélites, que chega a ruas e quarteirões. Ele utilizou essa ferramenta para mostrar aos internautas as comunidades do Rio dominadas por traficantes ou milícias e mapear os bairros onde estão eleitores e simpatizantes.

Quem sabe depois dessa campanha inovadora do candidato do PV, as campanhas eleitorais, a TV e quem sabe, a política brasileira jamais serão as mesmas.

Tomara que essa onda verde passe por todo o Brasil, deixando um rastro de limpeza por onde passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário