quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A importância do livro


Este dia foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. A partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Na década de 1930 houve um crescimento editorial após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925.
O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa. É importante para as crianças ter o hábito da leitura porque com ela, se aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo. O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias. Comparado a outros meios de comunicação, com o livro é possível escolher entre uma história do passado, do presente ou da fantasia. Além disso, podemos ler o que quisermos, quando, onde e no ritmo que escolhermos.

Sabemos que muitas pessoas não têm o hábito da leitura, daremos mais cinco motivos para você aderir à leitura.


- “Ler aumenta meu conhecimento, e isso me deixa mais confiante ao conversar com as pessoas.” — Monisha, 14, Índia.


“A leitura me descontrai e desvia minha mente dos problemas.”
Alison, 17, Austrália.


“A leitura me leva a lugares que, de outra forma, eu jamais poderia visitar.” — Duane, 19, África do Sul.


“A leitura me ajuda a pesquisar as coisas sozinho, em vez de ter de confiar no que outras pessoas me dizem.” — Abihú, 16, México.

“Um país se faz com homens e livros.” Monteiro Lobato


Esses são alguns motivos para você ler mais, porque como dizia uma antiga propaganda:“Ler também é um exercício”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário