quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

'Times' lista os melhores e piores anúncios do Super Bowl

Um dos eventos mais aguardados pela publicidade no mundo todo, o Super Bowl - final do campeonato de futebol americano realizada no último domingo - contou em 2009 com 65 anúncios levados ao ar pela rede NBC antes, durante e depois da partida. Ao todo, as empresas gastaram US$ 206 milhões para garantir seus comerciais no dia em que 95 milhões de americanos assistem ao evento por meio da TV. A revista americana Times deu notas a todas as propagandas, selecionando as melhores e as piores.

O custo de cada anúncio chegou a US$ 100 mil por segundo ou US$ 3 milhões por apenas 30 segundos de propaganda.

Considerado o melhor comercial, o filme preparado para a Hulu tirou nota A ao mostrar o ator Alec Baldwin apresentando a empresa como um grupo de alienígenas que tentam controlar a mente dos humanos por meio da TV e internet.

O site de empregos CareerBuilder.com tenta mostrar quando é o momento de procurar um novo trabalho. Na propaganda, a empresa diz que, se você grita antes de chegar ao trabalho, é ofendido por colegas, sonha sempre em estar em outro lugar, chora todo dia e tem vontade de bater em animais pequenos, deve procurar outro emprego. A nota foi A-.

O ator Jason Statham percorre diferentes décadas em uma cena de perseguição com carros. Mas apenas no presente, quando dirige um Audi, consegue escapar. O filme garantiu nota A- à montadora.


O ator Ed McMahon e o rapper MC Hammer se juntam no comercial da empresa Cash4Gold sobre venda de objetos de ouro. Os dois mostram que objetos de ouro como microfones, medalhões, tacos de golfe, disco, martelo e até calça podem ser vendidos. A nota foi A.

Em uma tentativa de direcionar um refrigerante dietético para o público masculino, a Pepsi mostra um homem ser atingido por taco de golfe, outro por uma bola de boliche e até levando um forte choque, para dizer que "homens agüentam qualquer coisa, menos refrigerante dietético. Até agora". A nota foi A-.

Para incentivar a adoção de cachorros, a Pedigree mostra como seria ter bichos de estimação diferentes, como um rinoceronte que destrói a casa, um avestruz que persegue o carteiro, um javali que anda no banco de trás do carro e um búfalo brincando de pegar um frisbee. O comercial recebeu nota A.

Com nota B+, o comercial da Cars.com mostra a vida de David Abernathy, confiante desde que nasceu, quando cumprimentou o médico pelo sucesso no parto. Na 4ª série, entrou na escola em meio ao incêndio para salvar um peixe e um coelho e, ao fim do colegial, se ofereceu a ser diretor da faculdade Yale. Mas ao fim, mostra sua insegurança para comprar um carro. É nesse momento que entra a Cars.com.

O comercial do site E*Trade mostra dois bebês discutindo seus investimentos e comentando a crise econômica financeira. A nota dada foi B+.

Com nota A-, o comercial da Coca-Cola mostra insetos roubando o refrigerante de um homem que está dormindo em um parque.

A NFL (liga de futebol americano) também preparou um comercial para o Super Bowl. Com nota A, mostra o jogador Usama Young e seu pai contando sobre como ele chegou a ser atleta profissional e os empregos que teve.

Entre os piores, então Doritos, Taco Bell e Budweiser. No comercial da Bridgestone, o casal "cabeça de batata" viaja na estrada enquanto a mulher reclama do modo como seu marido dirige. Quando o carro quase colide com ovelhas, a boca da "Sra Batata" cai, fazendo com que o silêncio agrade o motorista. Para a Times, o fato de não haver uma explosão é "decepcionante". A nota foi D+.

Com a pior nota entre todos os comerciais (F), o anúncio da GoDaddy.com mostra três jovens criando um site em que podem fazer o que quiserem. Eles colocam a piloto de Fórmula Indy Danica Patrick tomando banho e ainda acrescentam outra mulher à cena.

Entre os piores anúncios está o produzido pela NBC para divulgar o programa de Jay Leno. Com nota D+, mostra o apresentador em um carro esportivo dirigindo pela estrada com uma música que diz "espere, estou chegando".

Três mafiosos conversam sobre o possível assassinato de um traidor quando são interrompidos por uma garçonete desenhando em suas panquecas. O comercial do Denny's ficou entre os piores, com nota D.

Entre os piores comerciais, com nota D+, a marca de cereais Frosted Flakes mostra a natureza construindo sozinha um campo de beisebol para crianças brincarem.

O anúncio da Taco Bell teve nota C- ao mostrar um homem conseguindo o telefone de uma garota em uma festa, ligando para ela, levando-a para jantar e apresentando aos pais, tudo em segundos.

O ator John Turturro também não escapou das críticas da Times. Seu comercial para a Heineken teve nota C- e mostra Turturro com a cerveja na mão dizendo "isso não é uma cerveja, é um compasso. Escolha bem seu caminho e não se perca".

Em uma estação de esqui, um homem bebendo uma Bud Light tenta dar ênfase à sua "facilidade de beber". Para demonstrar como outras marcas de cerveja são piores, desenha com as mãos árvores no caminho de um esquiador, que sofre um acidente. A nota foi C-.

Com nota C-, o comercial da Toyota apresenta seu novo veículo, o Venza, demonstrando objetos que inspiraram o design no veículo. Segundo a Times, a propaganda é "entediante".

Com Nota C, o comercial do Doritos mostra um homem que consegue arrancar a roupa de uma mulher, fazer um caixa eletrônico jogar dinheiro e um policial virar macaco ao comer o salgadinho.

Não figuram entre as maiores ou menores notas, mas merecem destaques os comerciais da GE e da Pepsi. A propaganda sobre energia eólica, da General Eletric (GE) ganhou nota B -. Nela, um menino captura vento em um pote de vidro e o usa para apagar as velas do bolo de aniversário de seu avô.

Um comercial com um personagem paródia do ex-astro do seriado MacGyver, produzido para Pepsi, levou apenas nota B. Nele, o agente "MacGruber" deixa um navio explodir após tomar o refrigerante ao invés de desativar uma bomba.
Fonte: Redação Terra

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