quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A melhor campanha política da história

Ele fez uma propaganda que dá vontade de assistir, camiseta de político que dá vontade de usar? Pense nas campanhas brasileiras, nos "brindes", camisetas, jingles, sites e outros instrumentos de campanhas aqui do Brasil, que não passam de simples camisas, bonés esse, mas com Barack Obama foi diferente, ele mostrou o poder do design no projeto de uma campanha que repercutiu no mundo inteiro.
Obama criou uma marca e não uma campanha, ele é o político 2.0 como li em diversos sites. Soube utilizar não somente beleza em suas peças gráficas e digitais - usou o "2.0", a interatividade com o usuário, a criatividade e poder do eleitor.

A beleza das peças, exposição, participação de celebridades, agregou um valor a campanha, valor suficiente para que as peças publicitárias pudessem ser vendidas.

Existe uma loja virtual oficial do candidato, com diversos produtos que muita gente que não mora e nunca ouviu falar dele antes dessa campanha compraria, pois a esta teve esse poder de persuadir todas as pessoas, mesmo que essas não tivessem participação nenhuma nas eleições americanas.

A campanha foi muito bem planejada, abrangente em diversas mídias, a internet é só uma delas que foi muito bem explorada.

Criou uma rede social própria e um eleitor deixou o seguinte relato: "Eu juro que até tentei achar algo pra dizer que falta. Sem sucesso. Doação online, site personalizável, loja virtual, dezenas de comunidades segmentadas, espaço para debates online, site móbile, BarackTV e as demais funcionalidades mais comuns – notícias, newsletters, etc. Check.”

O Brasil, onde entra nessa? Hoje temos quase 40 milhões de eleitores internautas e o uso só cresce, junto com a participação dos usuários na criação de blogs como esse.

Nosso país é recordista mundial em tempo médio de conexão... ... temos mais de 120 milhões de celulares ativos que dispõem de, no mínimo, recursos de SMS.

O que falta mudar e o que precisamos pra assistir às campanhas como a de Obama? A resposta é simples: Políticos como Barack Obama. Gente que deixe de lado as velhas idéias e entenda de uma vez por todas que a internet não é apenas complemento de mídia e que campanha online não se resume a um site com a “foto bem grande”, um monte de texto com promessas e o disparo daqueles e-mails utilizando bases compradas por aí.

Vamos ver quanto tempo teremos uma campanha tão inteligente, vencedora, criativa e bem elaborada aqui no nosso país.

Bem só nos resta esperar ou quem sabe colocar a mão na massa para fazer uma campanha tão brilhante quanto à de Barack Obama, o novo presidente dos Estados Unidos da América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário