sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Analisando uma Imagem

INFARTO

PROPAGANDA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE – DIVULGADA NAS EMBALAGENS DE CIGARRO


A imagem da peça é bem intimista, trazendo uma iluminação precária com a intenção de causar desconforto em quem a vê.


Temos um centramento na imagem do coração, representado num espaço analógico. A cenografia traz um aspecto de sujeira/imundice que nos remete a hospital publico. Um lugar onde ninguém quer estar.


Há um zoom na imagem da pele e do coração, para criar uma intimidade maior com expectador. A ênfase é toda na imagem com uma abordagem altamente agressiva


O nível do conteúdo é eficaz e a falta de um personagem humano demonstra a vontade do autor de transmitir, que qualquer um pode passar por esta situação, o público alvo não tem uma facha etária ou distinção sexual, é voltado para qualquer fumante.


A agressividade da mensagem, os tons sombrios das cores (o amarelo-vômito e um vermelho sangue-morto), quer causar um impacto de transtorno imediato, criando uma percepção ativa do observador com uma representação real do mundo.


O elemento fantasioso da peça faz uma analogia entre o coração e um cinzeiro. Algo claro e objetivo. É um misto de denotação e conotação.


Denotação com a imagem suja do coração, da pele aberta.


Conotação com os cigarros depositados nas artérias.


O objetivo final é informar os malefícios do vicio do cigarro, utilizando a própria embalagem como meio.


A mensagem escrita em preto e branco demonstra apenas uma conclusão da mensagem da imagem.


A imagem retorcida, sem uma forma geométrica definida traz uma idéia de uma boca podre, cheia de cigarros, que ao mesmo tempo remetem à dentes criando um ambientes de mal-estar.


A pele tem manchas, mostrando que aquela pessoa teve muitos problemas de saúde até chegar naquele quadro, demonstrando que há uma história oculta na peça, uma história sem forma, que pode ser a história de qualquer um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário