terça-feira, 19 de maio de 2009

Perdigão e Sadia confirmam fusão


Acordo resulta na criação da BRF Brasil Foods S.A, que trará assinatura "O mundo com mais sabor".

Foi oficializada nesta terça-feira (19) a fusão entre Sadia e a Perdigão, que resulta na criação da BRF Brasil Foods S.A. A empresa será a maior empregadora do Brasil, com mais de 116 mil funcionários, e terá receita líquida de cerca de R$ 22 bilhões. A sede social da nova companhia será na cidade de Itajaí, Santa Catarina. A campanha para divulgar a novidade estreia nesta quarta-feira (20) em rede nacional. Desenvolvida pela agência Prole, a ação institucional será estrelada pela atriz Marieta Severo e já trará a nova assinatura da marca: "BRF, o mundo com mais sabor".

Depois de meses de especulação sobre a transação, a fusão resultará em uma das maiores exportadoras do País, com escritórios comerciais na Alemanha, Argentina, Áustria, Chile, China, Cingapura, Emirados Árabes, Holanda, Hungria, Inglaterra, Itália, Japão, Portugal, Rússia, Turquia, Uruguai e Venezuela. As duas empresas, que juntas detêm 63 mil acionistas, investiram nos últimos cinco anos cerca de R$ 8,5 bilhões e pretendem, com a megafusão, abrir novos pontos de atuação em todas as partes do mundo.

Segundo Nildemar Secches, presidente do Conselho de Administração da Perdigão, o controle de capital da BRF será difuso, sendo que a Perdigão terá 68% de participação na nova empresa e a Sadia 32%.

"Este é um evento muito aguardado, já que o primeiro contato que tivemos para a criação de uma grande empresa brasileira para o mercado internacional foi há dez anos. Depois de tantas idas e vindas, concretizamos esta parceria. Nesta estrutura, os co-presidentes serão representados por Nildemar Secches e por mim, com mandato de dois anos", disse Luiz Fernando Furlan, presidente do Conselho de Administração da Sadia.

No evento no qual foi oficializada a parceria, nesta terça-feira, Furlan também mostrou camiseta do Corinthians com o logo da BRF no lugar do da Batavo (marca da Sadia), indicando a possibilidade de a marca "entrar em campo" nos próximos jogos do time.

A comunicação das marcas de Perdigão e Sadia devem, ao menos por enquanto, continuar da mesma forma, sem alteração no atendimento por parte das agências. Por outro lado, a empresa fará pesquisa fora do País para avaliar como as marcas serão trabalhadas no exterior. "Não temos medo da competição. E o mercado americano é um de nossos targets principais", enfatizou Secches.



Sadia e Perdigão em números


As duas empresas possuem faturamento e valor de mercado muito semelhantes, o que mostra que estão competindo lado a lado no setor. A grande diferença é na variedade de produtos oferecida pela Perdigão e quantidade de centros de distribuição. Agora com a fusão, a unificação dos centros de distribuição causará grande efeito sobre as despesas.

























Os gráficos acima mostram que as rivais são quase idênticas no mix de produtos vendidos para o mercado interno e externo. No mercado doméstico, a receita de processados/industrializados é dominante. Já no mercado externo, o que prevalece é a venda de aves e suínos in natura.















O resultado de 2007 comprova que a Sadia venceu a disputa nesse ano.


Fonte: PropMark, Investidor Jovem e Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário