Por Pierre Curi
Segundo Bruno Pinaud no 5° Encontro de Redação Publicitária em Paraty, na palestra “ Multiplataforma. Como se escreve isso? O que realmente importa na hora de escrever para TV, cinema, celular e internet?” , explica que além de uma ótima idéia, com um conceito inovador e uma campanha planejada não bastam para atingir com efetividade seu público alvo. É preciso fazer mais.
Esse “fazer mais” é tornar público, fazer “borburinho”. No lançamento de algum produto ou serviço, não é satisfatório apenas a Campanha abrangir os meios tradicionais e mídia exterior. Hoje, o interessante é gerar conteúdo, informação a respeito do que vocês está anunciando, para que as pessoas possam comentar, opinar e fazer literalmente o boca-boca.
Este conteúdo pode ser feito a partir de redes sociais como blogs, twitter, facebook, chat´s; tudo com informações do produto em questão. Um exemplo citado foi o filme Branca de Neve e os Sete Anões que se fosse lançado hoje, como seria?
Veiculariam em rádios, TV, cinema, outdoors, nas ruas através de ações de guerrilha, toda a propaganda geraria um conteúdo no twitter.
Os anões teriam um Profile no facebook e seguiriam a Branca de Neve e outras pessoas. Nos blogs, curiosidades sobre o filme, bastidores, tecnologia e animação além de é claro, especulações e a visão do Diretor.
Na rua, a Branca de Neve seria presa por qualquer problema, os anões ficariam sentados no ponto esperando o ônibus.
A linguagem poderia ser satírica, porque afinal, quem leva as crianças ao cinema são os pais e os filmes animados, no perfil atual, tem pitadas de humor negro, sacadas adultas para também atingir os pais; vide o filme Madagascar.
Ações de guerrilhas como essas geram conteúdo, boatos, comentários, risos e o melhor, caem na internet e se tornam um viral; publicidade rápida e barata.
Então, apenas ser consistente na propaganda e um conceito bem amarrado, não é sinônimo de sucesso na comunicação. O negócio mesmo é fazer barulho.
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